Maior fabricante de celular perde popularidade entre jovens

sexta-feira, 5 de junho de 2009 Aurea

A popularidade da Nokia entre adolescentes está diminuindo, segundo uma pesquisa do site de rede social Habbo Hotel. Os dados representam um revés para a ambição da maior fabricante de celulares do mundo de se tornar a marca preferida dos consumidores.

Em uma pesquisa com 112 mil adolescentes em 30 países, 21% responderam que a Nokia é sua marca preferida de celular, uma queda ante índice de 29% no ano passado.

No último ranking anual de marcas Interbrand, a Nokia era a empresa fora dos Estados Unidos mais bem cotada, se posicionando em quinto lugar globalmente com valor de US$ 35,9 bilhões, pouco atrás da General Electric.

Os números da pesquisa Habbo excluíram alguns importantes mercados emergentes, como a Índia e a China, onde a Nokia é líder. A idade média dos entrevistados variou entre 13 e 16 anos em diferentes países.

A Sony Ericsson, que tem uma posição mais forte em mercados desenvolvidos, foi a segunda marca de celulares mais apontada pelos adolescentes. Entretanto, a preferência também diminuiu para 18%, contra 21% no ano passado.

A Motorola caiu da terceira para a sexta colocação ultrapassada pela Samsung Electronics, LG Electronics e Apple.

Todas as fabricantes de aparelhos estão sofrendo neste ano com o forte declínio da demanda, sendo que o mercado de celulares em geral deve despencar 10% em 2009, conforme os consumidores reduzem os gastos e os lojistas tentam reduzir estoques não vendidos.

A participação da Nokia no mercado global recuou levemente para 36% no primeiro trimestre de 2009, com as principais concorrentes Samsung e LG ganhando espaço e controlando 19% e 10%, respectivamente.

A fatia de mercado da Motorola caiu para 6%, enquanto a Sony Ericsson ficou com 5%.

0 comentários:

Postar um comentário