Engenheira deficiente visual recebe prêmio máximo da IBM

sexta-feira, 5 de junho de 2009 Aurea

Chieko Asakawa é a primeira japonesa a ser nomeada 'IBM Fellow'.
Ela criou programa que lê páginas da web para deficientes visuais.


Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP
A pesquisadora Chieko Asakawa, em foto de 2003

Chieko Asakawa, engenheira japonesa de 50 anos de idade, recebeu o título mais alto de reconhecimento técnico da gigante da informática IBM.

Ela foi nomeada "IBM Fellow" nesta semana pelos avanços que conseguiu ao desenvolver novas tecnologias que permitissem o uso da internet por deficientes visuais. Ela está entre os oito japoneses que receberam esse título - e é a única mulher do seleto grupo.

O prêmio de reconhecimento é o de mais alto prestígio na empresa - apenas 218 pessoas o receberam em mais de 100 anos de história.

"A colaboração de Asakawa na área de acessibilidade tecnológica foi fundamental para que a IBM se tornasse líder mundial no setor", disse a empresa norte-americana em comunicado.

Chieko Asakawa criou o programa "Homepage Reader", que lê para o usuário as palavras escritas em um navegador de internet. O software está disponível em 11 idiomas, incluindo inglês e japonês.

"Estou muito feliz com a homenagem, e vou continuar trabalhando duro para uma sociedade cada vez mais 'acessível'", disse Chieko.

Ela perdeu a visão quando era adolescente e trabalha na IBM desde 1985, envolvida em projetos de acessibilidade não só para deficientes visuais, mas também para crianças e idosos.

0 comentários:

Postar um comentário