O popular serviço de telefonia pela internet Skype chegou hoje ao iPhone, da Apple e, em breve, também estará disponível ao BlackBerry, um passo que, para especialistas, representa o fim da telefonia celular como existe atualmente.
A Apple começou a oferecer hoje gratuitamente em sua loja de aplicativos para o iPhone o programa Skype, o serviço estrela da VoIP, com mais de 400 milhões de usuários cadastrados no mundo todo e que permite fazer ligações de graça ou a um preço muito reduzido.
"O Skype para iPhone foi o pedido número um de nossos usuários", disse Scott Durchslag, responsável de operações da empresa, coincidindo com o lançamento para o iPhone.
Os primeiros analistas que testaram o aplicativo afirmam que é fácil de usar e que a qualidade do som é boa, principalmente nas ligações ao outros usuários do Skype.
O serviço também estará disponível para os usuários do iPod Touch, da Apple, que só precisarão de fones de ouvido e de um microfone para transformar o reprodutor de mp3 em um telefone.
O Skype para iPhone permitirá fazer ligações telefônicas usando a internet, mandar mensagens instantâneas ou compartilhar fotos de graça, caso a outra pessoa assine o serviço, e com tarifas muito menores para as ligações aos outros números.
A companhia de VoIP anunciou que, em maio, o Skype também estará disponível para BlackBerry, da RIM, e que será lançado, em breve, aos celulares da Nokia e aos que operam com o software Android, do Google.
Para especialistas, isto não causará grandes mudanças no mundo da telefonia celular da noite para o dia, mas é o primeiro passo para uma revolução que transformará, a médio prazo, a forma como se faz ligações e como o setor funciona.
"A chegada do Skype ao iPhone e ao BlackBerry forçará as operadoras a encarar a dura realidade: as ligações não são nada de mais, só dados percorrendo uma rede que, por acaso, termina em um telefone", disse David Coursey, analista do setor das comunicações, à revista americana "PC World".
Isso significa que o modelo de negócio baseado em cobrar dos usuários pela duração das ligações desaparecerá, pois, em breve, estes poderão telefonar de graça ou com tarifas reduzidas a partir de seus celulares usando serviços como o Skype ou concorrentes de VoIP.
No entanto, estes serviços para celulares ainda têm um longo caminho a percorrer antes de se transformar em uma opção realmente vantajosa para os consumidores. Em primeiro lugar, fazer uma chamada usando o serviço convencional das operadoras continua sendo mais fácil e rápido. Com o Skype para iPhone, é necessário escolher primeiro o aplicativo, abri-lo, procurar seus contatos e fazer a ligação.
A AT&T, o grupo de telefonia que opera exclusivamente o iPhone nos Estados Unidos, também tem um ás na manga. O Skype funcionará somente através da rede wi-fi de conexão à internet, e não através da rede telefônica convencional, uma condição exigida pela operadora para evitar que seu negócio seja diminuído ou que suas linhas sejam saturadas com chamadas que não lhe trarão lucro.
Os analistas coincidem em que a primeira operadora de telefonia celular que oferecer o VoIP através da rede telefônica convencional sairá na frente, em um momento em que os consumidores olham mais que nunca o preço. As operadoras não têm por que perder com a mudança, acrescentam, pois continuarão ganhando dinheiro graças à venda de planos de conexão à internet.
EFE
0 comentários:
Postar um comentário