02 de Março de 2009
Por Diego Freitas - Editor Publimovel
São Paulo - Serviço que estreia hoje em São Paulo é praticamente ignorado no restante do País: apenas 0,3% dos assinantes usaram recurso.
A portabilidade, enfim, já está ao alcance de todos os 193 milhões de usuários de telefonia fixa e móvel do Brasil. Nesta segunda-feira, o direito de manter o número de telefone na hora de mudar de operadora foi estendido às capitais São Paulo e Belém (PA) e outros 360 municípios. Com essa última rodada, 37,82 milhões de assinantes de serviços de telefonia (ou 19,6% dos usuários) passarão a contar com o benefício.
Na prática, porém, poucas pessoas usaram o benefício: apenas 0,3% dos assinantes migraram de operadora e mantiveram o número, segundo dados da ABR Telecom. Ou seja, a portabilidade numérica não deve se refletir num êxodo de clientes insatisfeitos com suas atuais prestadoras de telefonia celular. "A mudança de operadora não vai ser muito grande", avalia Julio Puschell, analista sênior da consultoria Yankee Group.Na avaliação de Puschell, "até existe uma intenção, mas essa mudança depende de um esforço do usuário". "E isso é uma limitação", diz o analista. "A razão tem que ser bem forte para ele trocar (de operadora), como uma insatisfação muito grande."Os números comprovam a tese de Puschell. Desde que o serviço começou a ser implementado, em setembro do ano passado, até a última sexta-feira (27/02), pouco mais de 490 mil pessoas - ou apenas 0,3% dos 155,17 milhões de usuários com acesso à portabilidade - pediram para manter o número de telefone ao mudar de operadora.Outra explicação para o baixo índice de utilização da portabilidade numérica é o fato de que os assinantes, muitas vezes, não percebem diferenças entre o serviço prestado pelas empresas de telefonia. No caso das operadoras móveis, por exemplo, Puschell afirma que "todas têm cobertura nacional e um nível de qualidade satisfatório".Por isso, ele destaca que promoções como descontos em aparelhos de última geração e tarifas mais baixas continuam sendo as principais armas das operadoras para atrair e manter novos clientes. "Se você oferece um aparelho moderno, por um preço muito baixo, a pessoa acaba mudando."
Portabilidade chega a São Paulo, mas ainda registra baixa adesão no País
segunda-feira, 2 de março de 2009
Aurea
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