Mobile Marketing tem crescimento

domingo, 1 de março de 2009 Aurea

01 de Março de 2009
por Diego Freitas

Via: PropMark

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O mobile marketing teve um crescimento de 45,92% e recebeu um investimento de R$ 748 milhões no último ano, segundo dados divulgados no 1º Encontro de Mobile Marketing, realizado pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) na quinta-feira (12), em São Paulo (SP).

No encontro, Paulo Castro, membro do conselho consultivo do IAB, apontou que do total de 43,1 milhões de brasileiros conectados à internet, 20,4 milhões têm acesso à banda larga. “O crescimento da conectividade por parte das classes C e D é responsável por este aumento”, disse Castro. Os dados referentes a 2008 serão divulgados em março, mas Castro adianta que houve um crescimento de 40% (que equivale a 45 milhões) no número de pessoas conectadas.

O Brasil continua sendo o campeão de uso de internet: 24h48 minutos em janeiro de 2009, o que representa 4 horas a mais que os Estados Unidos e 3h a mais que a França. Segundo dados do estudo Internet Pop, realizado pelo Ibope em dezembro de 2008, a classe C já responde por 40% do acesso à internet; as classes A/B por 49% e D/E, 11%.

Em 2007, eram 37% da classe C e 13% das classes D/E, enquanto as classes A/B correspondiam por 50%. De acordo com Castro, a internet foi a mídia que mais cresceu: 46,94%, seguida pela TV paga (29,59%) e rádio (21,84%). Porém, a web ficou com apenas 3,45% de participação na receita publicitária. A expectativa para 2011, segundo o MMA (Mobile Marketing Association), é que o investimento em web no mundo seja de 48% do total em publicidade.

Comitê

O IAB anunciou a criação do Comitê de Mobile Marketing, cujo presidente será Abel Reis, coo e presidente da AgênciaClick. O comitê tem por objetivo divulgar as ofertas do mercado; apontar a evolução da audiência do mobile marketing; e divulgar os resultados de ações e pesquisas. Suas atividades resumem-se a três tarefas: alinhar a agenda educativa para o mercado por meio de uma parceria entre IAB e MMA; ter um grupo de trabalho para cada ponto a ser discutido na agenda; e divulgação de material e informações para o mercado.

“Nós temos que aprender como esse mercado funciona, qual a melhor métrica. Embora tenhamos esse desafio, nós temos um conjunto de ofertas bastante maduras”, disse Reis.

Brasil

Em relação ao celular, o Brasil possui 150,64 milhões de linhas ativas e a penetração do SMS representa 60,1% e acesso à internet pelo celular 7,3% (11 milhões). E o interesse do brasileiro por publicidade via celular é grande: 45% têm interesse em receber informações sobre novos produtos e 38% desejam receber publicidade.

O Ibope também aponta que 57% dos celulares são para uso pessoal, 4% para negócios e 39% para ambos. Os mais conectados são as classes A/B (51%), com idade entre 25 e 34 anos (24%). Em relação aos aparelhos, 62% dos usuários aproveitam todas as funções e 38% utilizam a internet.

Mundo

Dos mais de 6 bilhões de habitantes do mundo, 63,32% possuem celular e 23,5% são usuários de internet, de acordo com dados do Phonecount. No ano passado, o investimento mundial em mobile marketing foi de US$ 2,7 bilhões, sendo US$ 1 bilhão dos Estados Unidos, US$ 640 milhões do Japão e US$ 40 milhões da América Latina. Do total aplicado em mobile marketing, 80% foi destinado à SMS, mas a previsão é que em 2011 o número caia para 48%, pois outras ferramentas ganharão cada vez mais destaque.

A expectativa para 2012 é de que o investimento em mobile marketing chegue a US$ 12 bilhões. “Estudo do Nielsen mostra que usuários de internet móvel são 60% mais propensos a interagir com publicidade”, explicou Terence Reis, diretor executivo do MMA.

A publicidade em celular já possui 74% de penetração na Espanha, 63% na França e 30% na Alemanha. No Japão, o gasto com mobile marketing por usuário é de US$ 6, enquanto no restante do mundo apenas US$ 0,70. E 70% dos japoneses usam 3G, 75% têm QR Code e 60% usam cupons móveis. Já na América Latina, apenas 3% possuem 3G.

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Para quem não entendeu alguns números, ou até mesmo os achou um absurdo, segue o comentário de Terence Reis, diretor da MMA:

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