Hackers sabotam e-mails de jornalistas estrangeiros na China

quarta-feira, 31 de março de 2010 Aurea

Contas tiveram de ser desativadas depois de ataques.
E-mails não são meio seguro na China, diz clube de correspondentes.

As contas de e-mail do Yahoo! de pelo menos oito correspondentes internacionais na China foram alvo de hackers nas últimas semanas, dois meses depois que o Google denunciou ataques similares contra dissidentes e jornalistas no país, um dos mais censurados do mundo. 

O Clube de Correspondes Internacionais da China (FCCC, na sigla em inglês) informou nesta quarta-feira (31) que constatou que pelo menos os e-mails do Yahoo! de oito jornalistas foram bloqueados ou encaminhados a endereços eletrônicos desconhecidos.

Várias das contas afetadas tiveram de ser desativadas pelo Yahoo! em 25 de março, acrescentou o FCCC, depois que os jornalistas não puderam acessá-las durante duas semanas. Quando tentavam, o servidor respondia com a seguinte mensagem: "Detectamos um problema em sua conta".

Embora o site americano não tenha contestado as perguntas do clube sobre esses ataques, a equipe técnica do Yahoo! afirmou a um dos jornalistas afetados que o e-mail tinha sido hackeado e que a empresa tinha conseguido restaurar o acesso.

O FCCC lembra a seus membros que os e-mails "parecem não ser um meio de comunicação seguro na China". Para o clube, outros meios são preferíveis para agendar ou realizar entrevistas ou tratar de "assuntos delicados" para o regime chinês.

Esse é caso mais recente de uma série de ataques de hackers na internet chinesa desde que o Google denunciou o primeiro deles em 12 de janeiro. Após aquele ataque, inúmeros outros semelhantes ocorreriam, como o recém-registrado contra sites de ONGs defensoras dos direitos humanos na China.

A China é o maior mercado de internet do mundo, com cerca de 400 milhões de usuários, mas também um dos mais censurados, conforme denunciam as organizações de liberdade de expressão e de imprensa.

0 comentários:

Postar um comentário