Estudo mostra que a escolha envolve competição por status

Muitas compras de produtos sustentáveis estão baseadas na ideia de preocupação com o outro
O consumo consciente em público tem uma razão de ser: segundo especialistas, as pessoas querem parecer mais preocupadas com os outros quando estão acompanhadas.
Vladas Griskevicius, professor-assistente da Universidade de Minnesota, e sua equipe descobriram que, ao levar para casa produtos biodegradáveis, o cliente nem sempre está motivado por uma consciência social.
A pesquisa constatou uma maior propensão na escolha de lâmpadas que economizam energia quando a compra acontece em supermercados, mas os mesmos clientes escolhiam equipamentos da linha antiga (com consumo maior de eletricidade) ao usar os sites de comércio eletrônico.
O pesquisador disse ao site britânico Telegraph que resultado parecido aconteceu com produtos da linha branca, eletrônicos em geral e produtos de limpeza.
- Muitas compras de produtos sustentáveis estão baseadas na ideia de preocupação com o outro, na noção de competição por status, com cada um querendo ser mais altruísta que o outro.
O estudo indica ainda que as pessoas só abrem mão do luxo quando os outros estão por perto.
- A reputação de ser uma pessoa sensível dá status e prestígio. Quando você mostra publicamente a sua preocupação ecológica, dá um claro sinal de que se importa com o assunto.
Outra conclusão interessante é que as pessoas tendem a comprar um produto que não faz mal ao ambiente quando este é a opção mais cara, porque esse ato transmite a imagem de um cliente que se dá ao luxo de ser bondoso com o planeta.
- A reputação de ser uma pessoa sensível dá status e prestígio. Quando você mostra publicamente a sua preocupação ecológica, dá um claro sinal de que se importa com o assunto.
Outra conclusão interessante é que as pessoas tendem a comprar um produto que não faz mal ao ambiente quando este é a opção mais cara, porque esse ato transmite a imagem de um cliente que se dá ao luxo de ser bondoso com o planeta.
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