Nesta semana eu encontrei um artigo muito interessante no site Digital-photography-school sobre cartões de memória, onde o autor comentava sobre as vantagens e desvantagens da utilização de um grande cartão de memória na câmera ou várias memórias com menor capacidade de armazenamento. Com o cartão de memória maior temos uma menor necessidade de organização, levamos menos coisas na bagagem, além de contarmos com um menor custo por GB e a facilidade de gravar vídeos sem precisar ficar trocando de memória a todo instante. Por outro lado, em caso de perda por defeito, perda ou roubo, todas as fotos vão embora de uma vez, e o prejuízo pode ser irreparável.
No caso da utilização de vários cartões de memória com tamanho reduzido, temos a vantagem de não perder todas as nossas fotos em caso de defeito no cartão, perda ou roubo, um custo inferior por memória, maior facilidade de compra de memória extra em caso de emergência pelo preço reduzido, maior velocidade de leitura e gravação do que em memórias maiores, facilidade de compartilhar cartões de memória quando necessário. Como pontos negativos temos a questão da organização em várias memórias diferentes, que pode eventualmente nos levar ao erro de apagar os arquivos que ainda não foram transferidos para o HD do computador, e dificuldade de gravar grandes filmes em HD com as memórias menores.
Hoje eu estou usando um cartão pequeno de 2GB na minha Canon SX 10 IS e uma memória de 8GB na Nikon D5000, mas acredito que seja a melhor opção ainda é manter uma memória de 8GB, que tem um ótimo custo x benefício, em cada câmera e descarregar a memória todos os dias no computador ou no Netbook durante as férias ou passeios mais longos.
E você, prefere utilizar uma memória de tamanho grande ou várias pequenas na sua câmera digital?
0 comentários:
Postar um comentário