Tecnologia do cinema já é realidade na publicidade e em games

quinta-feira, 23 de julho de 2009 Aurea

Vídeo popular na internet chama atenção para técnicas de digitalização.
Tecnologia dos ‘bebês patinadores’ já é utilizada no Brasil em larga escala.


Há muito tempo a tecnologia ajuda o cinema a criar cenas que seriam impossíveis no mundo real. Mas agora esses recursos já chegaram à propaganda e os jogos eletrônicos.


Um vídeo feito para uma campanha publicitária é uma superprodução que conquistou internautas do mundo inteiro.Ele mostra bebês que fazem acrobacias que muitos adultos não conseguem realizar. Saltam obstáculos, patinam num pé só e dançam.

Mas você sabe tudo isso foi feito? A tecnologia para fazer o vídeo, que já é usada no Brasil, utiliza modelos construídos com uma estrutura que mais parece um esqueleto, para que o personagem ganhe movimentos mais realistas.

Para as feições dos rostos dos personagens do vídeo em questão, 96 bebês de verdade emprestaram suas feições para as versões digitais.

Efeito

O artista gráfico Fabrício Umezaki juntou tudo (feições, texturas e a estrutura dos esqueletos) para acrescentar movimento aos personagens.

“Até bem pouco tempo apenas o cinema podia se dar o luxo de usar esse recurso. Agora já é uma ferramenta comum na produção de games e na propaganda”, conta Umezaki.

Na técnica de construção de gráficos tão realistas, sensores magnéticos espalhados pelo corpo de um patinador transmitiram informações para um computador. É assim que os bebês virtuais fazem para dar o show de acrobacias.

A técnica também pode até ‘promover’ encontros pouco prováveis no mundo real, como personagens virtuais ao lado de pessoas reais.

0 comentários:

Postar um comentário