Opiniões enviadas rapidamente podem levar filmes ao sucesso ou fracasso.
Vendas de ingressos têm caído 51% da semana de estreia para seguinte.

'Harry Potter e o Enigma do Príncipe' é um dos filmes que já ganhou várias resenhas de internautas.
O público começa a soltar a voz no Twitter com curtas opiniões sobre filmes enviadas cada vez mais rapidamente e para cada vez mais pessoas, e sua capacidade de gerar um sucesso de bilheteria ou um fracasso total está forçando os estúdios hollywoodianos a repensar suas estratégias de marketing.
O risco é ainda maior durante esta temporada de férias do meio do ano, quando são lançados filmes do porte de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", que chegou aos cinemas na quarta-feira (15), direcionados especialmente a um público jovem e mais plugado.
Para quem está de olho nas bilheterias, o Twitter, serviço de microblog que permite que usuários postem seus gracejos na hora para que todo o mundo veja, é a nova arma de última geração entre celulares e computadores usada por espectadores para lançar suas críticas sobre filmes, antes mesmo de saírem do cinema.
Uma propaganda boca-a-boca como essa entre fãs pode tanto 'bombar' como acabar com as vendas nas bilheterias.
"Será que tudo ficou mais rápido? A resposta é sim", disse o presidente de distribuição e marketing da Universal Pictures, Adam Fogelson. "Dependendo do tamanho do público no dia de lançamento, a propaganda boca-a-boca tem efeito na hora", afirmou.
Publicitários avaliam isso através da queda semanal nas bilheterias. Nos últimos anos, a queda entre uma semana e outra vem aumentando significantemente ao passo que a comunicação tem se tornado cada vez mais rápida graças à internet e, mais recentemente, aos serviços de rede social como o Twitter ou o Facebook.
"Se as pessoas já não gostam do filme na sexta, ele pode morrer até o sábado", disse Paul Dergarabedian, presidente de outra empresa do tipo, a Hollywood.com Box Office.
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