eBay vai destacar maiores vendedores para estimular o varejo

quarta-feira, 29 de julho de 2009 Aurea

Site criará selo ‘Top-Rated Seller’ para vendedores mais conhecidos.
Empresa quer reavaliar sistema de classificação para evitar ‘distorções’.


Foto: Robert Galbraith/Reuters
O site de comércio eletrônico eBay vai reduzir suas comissões em 20%, para os maiores vendedores, e dar a eles maior destaque nas listas de busca

O eBay vai reduzir suas comissões em 20%, para os maiores vendedores, e dar a eles maior destaque nas listas de busca, como parte das medidas tomadas para estimular sua divisão de mercados, há muito estagnada.

O gigante dos mercados on-line está tentando reanimar o crescimento de sua principal divisão, cujos leilões e vendas a preço fixo conectam compradores e vendedores. A mais recente medida, anunciada nesta segunda-feira (27), tem por objetivo recompensar os vendedores mais conhecidos, que atraem consumidores para o site e lhes prestam serviços de primeira.

O eBay anunciou também que conferiria aos 150 mil vendedores considerados como os melhores do mercado uma classificação "Top-Rated Seller" pela qual os compradores poderiam realizar buscas no site, optando por fazer negócios com os vendedores mais conhecidos.

Os vendedores elegíveis para o programa, que será iniciado em novembro nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, precisam conduzir ao menos 100 transações ao ano, com valor anual agregado de pelo menos US$ 3 mil (cerca de R$ 5,6 mil).

Os participantes precisam ter nota mínima de 4,6 na escala de cinco pontos adotada pelo eBay, que abarca critérios como descrição precisa do produto, do tempo de entrega e do custo.

Novo sistema

"Nós queremos melhorar a qualidade, mas ao mesmo tempo reduzimos os requisitos de volume", disse Usher Lieberman, porta-voz do eBay. "Com essa redução nos requisitos de volume, poderemos classificar muito mais vendedores de menor porte entre os melhores."

“Cerca de 57% dos 150 mil vendedores que receberão a classificação não poderiam fazê-lo anteriormente devido aos requerimentos de volume até agora em vigor”, explicou.

O eBay vem tentando melhorar seu sistema de avaliação, sob o qual compradores classificam o vendedor com o qual acabaram de conduzir uma transação.

Mas alguns vendedores afirmam que o sistema é distorcido em favor dos compradores, que podem atribuir uma classificação negativa a um vendedor mesmo que estão não a mereça, prejudicando vendas futuras.

O eBay afirmou que está estudando a avaliação e enfatizará mais a falta de avaliações negativas do que a diferença entre notas quatro e cinco, um critério que a empresa reconhece pode ser arbitrário.

0 comentários:

Postar um comentário