Cientistas acionam Internet Interplanetária na Estação Espacial Internacional

quinta-feira, 9 de julho de 2009 Aurea

Fonte: Inovação Tecnológica

No final de 2008, a Nasa fez os primeiros testes com a Internet espacial, ou Internet Interplanetária.

Agora, os cientistas acionaram o primeiro ponto de acesso da Internet Interplanetária a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). O objetivo inicial é a automatização da transmissão dos dados científicos obtidos nos laboratórios da ISS para os controles em terra. Atualmente, o a comunicação é feita por algo mais parecido com um sistema de rádio do que com um protocolo da internet, como o TCP/IP.

Na Internet Interplanetária, o protocolo utilizado é o DTN ("Disruption-Tolerant Networking" - Rede Tolerante a Interrupções), no qual cada computador mantém a informação pelo tempo que for necessário, até que seja possível estabelecer a comunicação de forma segura com o próximo nó da rede. Dessa forma, há a garantia de que não ocorrerão perdas nos dados, mesmo diante de situações adversas encontradas no espaço.

Não é possível transferir a internet terrestre para o espaço porque lá em cima não se pode assumir que os computadores terão sempre uma conexão entre eles. Assim, o protocolo DTN pressupõe que os diversos nós da rede se comunicarão sempre que puderem. Quando não houver conexão, cada roteador deve segurar seus dados até ser possível fazer a transmissão.

De acordo com o site Inovação Tecnológica, a NASA espera equipar todos os laboratórios da Estação Espacial Internacional de seus próprios roteadores para que os dados científicos sejam transferidos para os respectivos controladores de cada experimento. Muitos deles ficam em laboratórios de universidades ou nos centros de controle das agências espaciais europeia, russa e japonesa.

O novo protocolo da Internet Interplanetária foi desenvolvido sob o comando de Vint Cerf, atualmente no Google, e considerado um dos pais da Internet terráquea.

0 comentários:

Postar um comentário