RIO - Como saber se o ar-condicionado do quarto está ligado há tempo demais, se as janelas da sala estão abertas ou se a caixa d'água está vazando? A resposta pode estar no Twitter. O engenheiro inglês Andy Stanford-Clark, de 43 anos, criou um sistema em que recebe informações sobre o funcionamento de todos os cômodos de sua casa por uma conta no site de microblogging.
Para isso, Andy instalou em sua pequena casa do século XVI, na Ilha de Wight, sensores ligados a diversos equipamentos. Esses sensores enviam informações a uma estação central que, com a ajuda de um software, traduz em palavras dados como "o aquecedor do banheiro está ligado".
Segundo o Daily Mail, o sistema começou ligado ao relógio de eletricidade e a uma janela do banheiro. Hoje, já abrange "as luzes do quintal, a caixa d'água, as janelas do segundo andar e até mesmo armadilhas para ratos".
As mensagens são enviados para o telefone celular de Stanford-Clark que, com isso, pode saber sempre que algum equipamento é ligado ou desligado em sua casa, facilitando o controle do uso de eletricidade, água e gás e diminuindo o desperdício. Stanford-Clark acredita que essa tecnologia estará disponível para a população geral em dois ou três anos.
- É o início de uma internet "de coisas". É um mundo em que pequenos aparelhos, milhões ou até trilhões deles, estarão conectados à internet - profetiza.
Com a conta do Twitter, não apenas Andy mas também sua mulher e os filhos de 16 e 14 anos podem acompanhar o funcionamento da casa. Todos são avisados, por exemplo, sempre que o gasto de luz chega a £10. Segundo o engenheiro, o consumo de eletricidade em sua casa diminuiu em um terço desde que ele instalou o sistema. Graças a mensagens revelando um gasto inesperado de água, por exemplo, a esposa de Andy descobriu um vazamento num cano do jardim.
0 comentários:
Postar um comentário